Coordenação de Cooperação em Redes e Prospectiva

Equipe:

  • Alexandra Drabik Chaves
  • Érika Neuschwang Regato
  • Suely dos Santos Silva

Coordenação de Cooperação em Redes e Prospectiva:

Histórico e objetivos

O início da atual gestão da DIPLAN/UERJ é marcado pela criação, em 1º de fevereiro de 2020, na estrutura da Diretoria, de um novo componente organizacional dentro do escopo de planejamento e orçamento central da UERJ – a Coordenadoria de Cooperação em Redes e Prospectiva, cujo objetivo fundamental é responder à necessidade de otimização transversal de processos e recursos, convergindo ao estado da arte da gestão pública e às prioridades da administração central.

A ideia-força em destaque é a integração. Em caráter complementar, a criação da Coordenadoria atende à necessidade de operacionalização das interlocuções internas na UERJ necessárias para qualificação das interlocuções externas, tratativas com a própria administração central estadual – primordialmente, o órgão central de planejamento e orçamento do Poder Executivo. Assim, busca-se a harmonização e sinergia das práticas e linguagens já institucionalizadas em matéria de redes pelo órgão central do governo estadual. Conforma-se, desse modo, uma rede das redes, trabalhando-se em sinergia não só internamente, mas também com órgãos externos aos muros da UERJ.

A Coordenação de Cooperação em Redes e Prospectiva busca integrar o Planejamento e o Orçamento da Universidade por meio da Rede UERJPlan para qualificar a proposta orçamentária. Para tanto, busca unir o conhecimento técnico da Diplan sobre planejamento e orçamento e as experiências locais dos componentes organizacionais, promovendo canais de interlocução institucional que proporcionam aprendizado mútuo.

São funções da Coordenação:

  1. Apoiar a realização de levantamentos e consultas aos componentes organizacionais, a partir de uma ótica integrada e transversal, para subsidiar a elaboração dos instrumentos oficiais de planejamento a cargo da UERJ – PPA, LDO, LOA. 
  2. Colaborar com a criação de metodologias adequadas à realidade da UERJ para a formulação de planejamento estratégico orientado a resultados, integrado e indutor, calcado no uso de indicadores, em observância da complexidade da instituição e em linha com seu respectivo plano de desenvolvimento institucional. 
  3. Auxiliar o desenvolvimento e o emprego de metodologias, métricas e melhores práticas em planejamento e orçamento adequados e adaptados às necessidades e possibilidades da UERJ. 
  4. Indicar, propiciar e articular parcerias para oportunidades de capacitação de servidores da UERJ, nos temas de planejamento e orçamento.