Equipe:
- Marcelo F. Moraes
- Mayla Stelman de Medeiros
- Samuel Pereira Batista
Coordenação de planejamento Orçamentário
Historicamente, a Universidade reconhece a importância de incluir em sua estrutura uma área dedicada ao planejamento, dada sua relevância para a instituição: em março de 1984, por exemplo, já havia a função de consultor para assuntos de planejamento, ligada diretamente à reitoria. Sob diferentes estruturas, como Coordenadorias ou Grupos, já havia espaços organizados na Universidade para tratar do planejamento.
Atualmente, a estrutura conta com a Coordenação de Planejamento Orçamentário dentro da Diretoria de Planejamento e Orçamento. Além disso, a DIPLAN interage com os órgãos de planejamento do Estado do Rio de Janeiro, mantendo diálogo com a Secretaria de Planejamento, com redes estaduais de planejamento e com outros atores afins, de modo a facilitar a integração entre o planejamento estadual e o planejamento universitário, facilitando a prestação de serviços para a sociedade.
Nesse sentido, a Coordenação atua ativamente no desenvolvimento e controle dos instrumentos de planejamento estadual, no que se refere à UERJ, por meio da elaboração, revisão, registro de metas do PPA, bem como na Elaboração e monitoramento dos indicadores de resultado das ações do PPA e de relatórios de acompanhamento da execução quadrimestral e anual. Como ponto focal da UERJ, articula-se também na estratégia de organização da carteira de projetos de investimento do Estado do Rio de Janeiro (PIERJ).
Junto às demais coordenações e direção da DIPLAN, a Coordenação consolida a proposta orçamentária da UERJ, articula-se com o órgão próprio do Governo de Estado responsável pela função de planejamento, com vistas ao cumprimento das normas do Sistema Estadual de Planejamento e Orçamento (SPO) e mantém relacionamento com as demais entidades de planejamento e orçamento externas à UERJ.
Em seu empreendimento mais recente, a Coordenação de Planejamento Orçamentário, auxilia a Coordenação de Planejamento Institucional na integração entre o planejamento institucional, ou estratégico, e os dispositivos governamentais de planejamento e orçamento, de médio prazo.